imagem

imagem

Projeto GO

PROJETO GO - MOBILIDADE, CIÊNCIA E AMBIENTE
O Agrupamento de Escolas de Airães candidatou-se ao Projeto GO - Mobilidade na Educação, dinamizado pelo Centro de Competência Entre Mar e Serra - CCEMS da Batalha e foi a única escola selecionada para desenvolver a tipologia Mobilidade, Ciência e Ambiente, no Norte do País, em parceria com as Escolas de Vila Verde - Braga.
Nesse projeto, para além da formação nos meses de abril, maio e junho, proporcionada aos professores, Luís Taipa, Susana Silva e Orlando Queirós, foi celebrado um protocolo de cedência de equipamentos para o efeito, Logbook (equipamento de recolha de dados ambientais) e diversos sensores de dados ambientais: temperatura (sonda); sensor de humidade; sensores de CO e CO2; sensor de radiação eletromagnética; sensor de composto orgânicos voláteis.
Realizaram-se diversas atividades, em que numa das vertentes incluiu uma saída de campo com a turma 10.º A, com percurso a pé para recolha de dados ambientais, que podem ser visualizados no Google Earth. Pretende-se continuar a monitorização destes dados, articulando-se com o Projeto de Ciências Experimentais. Está também previsto a realização, nos próximos 2 anos letivos, de formação para os professores do Agrupamento de Escolas de Airães, no âmbito deste projeto.