imagem

imagem

Exposição: “ANFÍBIOS – UMA PATA NA ÁGUA, OUTRA NA TERRA”

No âmbito do projeto “Charcos com Vida – Investigadores na escola” financiado pelo programa escolher Ciência da Ciência Viva, uma das principais propostas foi a de levar a exposição “Anfíbios – uma pata na água outra na terra” do CIBIO a cada escola num formato mais reduzido, possibilitando às escolas trabalhar este tema e aproximar os alunos deste grupo de fauna com que geralmente têm pouco contacto.
A exposição “Anfíbios – uma pata na água, outra na terra” esteve na Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Airães do dia 11 a 24 de fevereiro e integrava um conjunto de 18 painéis sobre a origem, biologia, importância ecológica, ameaças e necessidade de conservação dos anfíbios, com especial destaque para a situação em Portugal e três aquaterrários onde foram exibidos anfíbios de cada um dos principais grupos (tritões, salamandras, sapos e rãs) da fauna nacional em habitat recriado de forma realística.
Objetivos da exposição
- Sensibilizar o público para a importância ecológica e conservação dos anfíbios através da estimulação dos sentidos – observar, reconhecer, admirar os animais, ouvir os seus cantos, etc.
- Melhorar a perceção pública destes animais.
- Incentivar a reflexão acerca dos impactos de gestos quotidianos sobre o meio ambiente e a biodiversidade.
- Aproximar os alunos dos anfíbios.
- Aumentar o nível de conhecimento dos professores e alunos sobre os anfíbios e os seus desafios de conservação.
Manutenção e visitas
A equipa do CIBIO deu formação aos alunos da turma do 12ºA que ficaram responsáveis pela manutenção da exposição, incluindo vigilância, limpeza dos aquaterrários e alimentação dos anfíbios, e pela realização de visitas guiadas à exposição.
A exposição esteve aberta ao público, tendo sido publicitada na própria escola e no site da Biblioteca da escola. Todas as turmas da Escola Básica e Secundária de Airães visitaram a exposição, assim como 6 turmas do 1ºciclo das escolas mais próximas.